INVERNO E OS PETS: COMO PROTEGÊ-LOS DA ESTAÇÃO MAIS FRIA DO ANO?

INVERNO E OS PETS: COMO PROTEGÊ-LOS DA ESTAÇÃO MAIS FRIA DO ANO?

Estamos entrando na estação mais fria do ano, há quem ame e há quem não goste tanto assim, mas uma coisa é certa: o cuidado com os pets idosos devem ser redobrados. Assim como os humanos, cães e gatos da terceira idade voltam a ser como crianças, exigem atenções especiais para prevenir doenças e evitar outras que possam existir. Pela idade avançada, a musculatura diminui e as camadas de gordura são eliminadas pelo organismo de modo que o animal torna-se muito mais suscetível ao frio. Este fato aliado a baixa imunidade e ao envelhecimento, trazem alguns riscos aos nossos velhinhos e nós como tutores, temos o dever de cuidar com todo amor e carinho.

Com qual idade o pet torna-se idoso?
Isso varia muito de acordo com espécie do animal e a raça, mas é a partir dos 7 anos de idade que atenção precisa ser redobrada, pois o organismo já não é o mesmo que antes, os animais podem desenvolver doenças. É importante entender que algumas doenças podem afetar animais idosos com maior gravidade devido ao enfraquecimento natural do sistema imunológico e das defesas do organismo. Uma das doenças mais comuns nos idosos são as doenças articulares, já que as articulações gastam-se naturalmente, com a chegada da idade esse desgaste é maior.

Mas para passar o inverno cheio de vigor, listamos algumas dicas valiosas:
Tosa: Aproveite a proteção natural e evite tosas muito baixas;
Local de dormir: Coloque os animais em locais protegidos, principalmente os que dormem do lado de fora de casa. Coloque embaixo da caminha uma proteção de borracha evitando o contato direto com o chão;
Banho: Diminua a frequência dos banhos no inverno, devem ser feitos em água morna e seque-os bem após o banho;
Vacinas: Esteja com as vacinas em dia e evite aglomerações, no frio os cães ficam mais suscetíveis às doenças respiratórias;
Exercícios: Estimule os cães a fazerem exercícios, o frio é um ótimo período para isso. Eles podem comer um pouco mais do que o normal devido aos exercícios, mas não é necessário se preocupar, apenas acompanhar o peso, pois o sobrepeso pode afetar a coluna e até mesmo causar problemas cardiovasculares.
Cuide bem do seu animal, fique de olho e estimule-o.

Por Nutripharme / 19 de junho de 2020