QUEDA DE PELOS: É NORMAL?

QUEDA DE PELOS: É NORMAL?

A pelagem cumpre diversas funções de proteção no organismo dos cães, ele serve de barreira anatomofisiológica, resistente e flexível para envolver o corpo e evitar substâncias e micro-organismos que possam causar lesões na pele. Além da proteção contra as agressões físicas, químicas e microbiológica, possui percepções térmicas, de dor, tato e pressão.

Seja nos cães ou gatos, a pelagem é constituída por folículos pilosos, primários e secundários. Filhotes de 3 a 4 meses possuem folículos pilosos simples, conforme ocorre o envelhecimento se tornam compostos, ou seja, múltiplos pelos podem sair da mesma abertura ou orifício folicular. Os pelos não crescem de forma contínua e sim em ciclos, sendo que cada ciclo é dividido em 3 períodos:

  • Fase Anágena ou crescimento
  • Fase Catágena ou repouso
  • Fase Telógen ou queda

A duração das fases de crescimento varia de acordo com a idade, raça, sexo e região corporal.

Agora que sabemos um pouco mais sobre a pelagem dos cães, porque eles caem?
Seja pelo curto, médio ou longo, cachorros soltam sim e muito pelo e isso é super normal. No verão essa queda é ainda mais intensa, é o período em que a pelagem passa por uma renovação se preparando para o inverno. O que é importante atentar-se é se essa queda é rotineira, que não vem acompanhada de outros sintomas ou se tem origem patológica. Qualquer mudança brusca no padrão da queda deve ser investigada e verificar os seguintes sintomas:

  • Rarefação dos pelos
  • Queda muito localizada
  • Prurido
  • Lesões na pele
  • Descamação

Esses sinais indicam que a perda de pelo não é apenas fisiológica e precisa ser investigada pelo Médico Veterinário o quanto antes para que ele faça uma avaliação cuidadosa, chegando a um diagnóstico preciso e dando um tratamento indicado para o caso. Dependendo da origem do problema pequenas mudanças podem fazer toda a diferença, como: trocarf alimentação, uso de shampoos específico ou até mesmo suplementar.

Para uma melhor manutenção da pele e dos pelos dos cães, indicamos duas linhas de produtos: IMderme Caps® e IMderme Pump®, são formulados com Extrato de Semente de Uva, Óleo de Semente de Uva, Óleo de Salmão, Vitamina A e Vitamina E. Poligyn® que é composto por Bacillus Subtillis, Bacillus Lichenformes, Beta Glucanas e L-Glutamina, ambos excelentes nos cuidados de dentro pra fora.

Quer saber mais? Visite nossas redes sociais.

Por Nutripharme / 19 de julho de 2022