OUTUBRO ROSA PET: CARINHO QUE PODE SALVAR VIDAS

OUTUBRO ROSA PET: CARINHO QUE PODE SALVAR VIDAS

O Câncer de Mama é um assunto que tem um mês inteiro de conscientização, mas ele não é exclusividade dos humanos. Infelizmente essa enfermidade também atinge cães e gatos, por isso a campanha se estende aos nossos pets. Atualmente fazer o diagnóstico precoce auxilia no sucesso de um tratamento e possível cura do câncer de mama, doença essa que tem aumentado consideravelmente nos pets.

Essa crescente incidência de tumores mamários nas gatas e cadelas é ocasionada por várias razões, uma delas é a aplicação de anticoncepcionais e os fatores hormonais. A castração tem sido considerado como um importante método de prevenção, o índice de casos em animais castrados antes do primeiro cio é de 0,5% aumentando para 8% após o primeiro cio e cerca de 50% dos casos de câncer de mama em cadelas são malignos. Já nas gatas, apesar da ocorrência da doença ser menor, esse número sobe para 80%.

Diagnóstico
Para diagnosticar a doença é precisa detectar a presença de nódulo na mama, isso pode ser feito através da palpação do animal, caso seja encontrado algum “caroço”, na gata ou cadela, por menor que seja é preciso leva-la ao Médico Veterinário. Contudo, a presença desses nódulos não significa a presença de tumor maligno, sendo necessário exames específicos. Caso o resultados dos exames seja positivo é importante determinar o tratamento, se será medicamentoso ou através da intervenção cirúrgica.

Tratamento
A intervenção cirúrgica é indicada na maioria dos casos e ocorre com a retirada do tumor e das mamas adjacentes, podendo ser parcial (apenas uma mama), uma cadeia inteira (unilateral) ou total (as duas cadeias mamárias). Em casos mais graves e confirmação de metástase, cabe ao Veterinário avaliar a necessidade de cirurgia, sendo indicados também o uso dos tratamentos quimioterápicos. A alimentação com dietas balanceadas contribui de forma significativa para a manutenção do pet e, consequentemente, para a redução de incidência de doenças.

Cuidar dos nossos pets é um ato de amor.

Por Nutripharme / 29 de setembro de 2021